Home     -     Prêmio Bem Estar     -     Parceiros     -     Blog     -     Contato

Respira 10 e cuide do seu coração!

Hoje é um dia muito especial do calendário de datas comemorativas de saúde! Neste 26 de abril comemora-se o Dia nacional da prevenção e combate à Hipertensão Arterial!

Esta doença é conhecida de forma popular como “pressão alta” em virtude da existência dos níveis elevados e sustentados da pressão arterial, onde geralmente se considera uma pessoa hipertensa aquela que apresenta valores iguais ou maiores que 140×90 mm/Hg (conhecidos por 14×9), exceto os idosos que por questões orgânicas possuem valores pressóricos mais elevados naturalmente.

Praticamente 32 milhões de pessoas possuem HAS (sigla que representa Hipertensão Arterial Sistêmica) no Brasil, onde proporcionalmente podemos estabelecer que 1 em cada 4 brasileiros apresenta a doença. Obesidade, sedentarismo, consumo abusivo de sódio são fatores de risco, contudo, além destes fatores, um vem se destacando cada vez mais na geração ou intensificação de distúrbios dos valores de pressão arterial, isto é, o acúmulo de estresse, caracterizado pelo estresse negativo permanente que impacta diretamente no contexto emocional do indivíduo.

Assim, para que você prevenir e combater a Hipertensão, nosso diretor-geral, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, recomenda que façamos 10 respirações diafragmáticas (a respiração que podemos fazemos com a região abdominal), 5 ou 10 minutos antes de estarmos submetidos a demandas estressoras (engarrafamento, reuniões, provas ou concursos) ou, até mesmo, durante o acontecimento delas para que sejamos menos impactados por elas. É o que ele chama de “Respira 10” ao invés do velho “conta até 10”.

Faça deste dia especial o ponto de partida para preservar, cuidar e amar seu coração! E, não se esqueça de respirar 10 vezes!

Sobre esse autor
Assessoria FIBE http://fibemestar.com.br

Comente

*

captcha *