(11) 96303-0086
(11) 98719-3130
contato@fibemestar.com.br

Os quatro aspectos básicos das práticas meditativas

Forum Integrador do Bem Estar

Os quatro aspectos básicos das práticas meditativas

A prática da meditação geralmente contempla quatro aspectos predominantes: um ambiente tranquilo, um dispositivo mental (palavra ou frase que deve ser repetida de modo específico), adoção de uma atitude passiva e, por fim, uma posição confortável. Vamos entender um pouco mais de cada um desses itens.

Ambiente tranquilo

Faz-se necessário não somente “desligar” os estímulos internos, mas, também as distrações do meio externo. Um local o mais sossegado possível é o que recomendo!

Um objeto no qual se fixar

Este objeto pode ser a repetição de uma palavra ou som, fixar um símbolo, concentrar-se em um determinado sentimento. Um exemplo curioso é que se dirigirmos atenção para uma repetição de uma sílaba teremos uma redução das tensões cerebrais, justamente por “termos desfocado” da própria tensão!

Atitude passiva

É o esvaziamento de todos os pensamentos e distrações da mente humana. Uma atitude passiva parece ser o fator de maior importância na prática meditativa!

Pensamentos, imagens e sentimentos podem fazer parte da percepção da pessoa que “deixa se controlar” pela prática em si.

Posição confortável

Devemos permanecer em uma postura confortável, de maneira que possamos mantê-la, ao menos, por vinte minutos.

Recomendamos deitar-se ou dependendo do local e possibilidade sentar-se. A posição da Flor de Lótus é uma postura que favorece a concentração do praticante na meditação e também é uma variação interessante.

A colocação de alguns cobertores e/ou almofadas em algumas regiões corporais que carecem de alongamento parece ser uma ação efetiva para a redução das tensões musculares. Estes implementos propiciam microflexionamentos nestas regiões, fato que contribui diretamente ao relaxamento muscular global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *